Nhecolandia
Queimada Amazônia
Pico Montanha
Índio 02
Onça-pintada
Chapada dos Guimarães
Amazônia 01
Árvore Bocaina
Jaguatirica
Uacari
Pantanal 01
Biguatinga
Macaco-de-cheiro
Índio Pescando
Tamanduá-mirim
Canoa
Bromélia
Slide 10
Pororoca
Luar
Corais
Sumauma
Canoa
Índio de Araquém Alcântara
Cavalheiros Encourados

Colecionador de Mundos

Powered by top(node).

Colecionador de Mundos

Por: Rubens Fernandes Jr.

`Uma casa pertence a quem olha para ela‘, diz um antigo provérbio chinês. Para o fotógrafo Araquém Alcântara, seu trabalho de registro da paisagem brasileira é de tamanha grandeza e singularidade, que carrega o mesmo significado. Seu olhar imperturbável buscou nesses últimos 30 anos, praticamente, descobrir e admirar a beleza do Seu trabalho é pioneiro na direção de criar uma memória geográfica, de tecer uma memória e uma identidade visual nacional. Ele nos transporta para outros espaços, desconhecidos e de raríssima beleza, sem se iludir nem se deixar seduzir pelos efeitos fáceis e vulgares que a fotografia de natureza pode produzir.

Ao se deparar com a essência da beleza natural, Araquém sabe tirar proveito dos momentos de breve duração das luzes que não se repetem. A intensidade da luz disponível, distribuída num formalismo conceitual singular, faz de Araquém Alcântara um profissional com estilo próprio, único na fotografia contemporânea brasileira.

Ele cria uma atmosfera minimalista e, voluntariamente, impõe seu olhar contemplativo, esteticamente diferenciado, que faz emergir com otimismo e esperança a exuberância da nossa natureza e a dignidade do homem brasileiro que vive nas proximidades. Um olhar politizado e esclarecedor, que também quer denunciar as injustiças e a estupidez humana na sua eterna obsessão de violentar o outro e transformar os santuários ecológicos em inóspitos desertos.

Araquém desenvolve seu trabalho, de notoriedade internacional, através da construção de uma unidade interna rigorosa, com uma narrativa coerente e envolvente. Um trabalho sem ansiedade, necessariamente exaustivo e paciente, marcado pelo encantamento de fotografar para acumular memórias e para compreender a espantosa diversidade da ainda maravilhosa Terra Brasil.


Entre em contato e tire suas dúvidas